Causos de Alumiar


Sinopse
Sinopse
O espetáculo mostra a vida das cidades do interior do Brasil, algum tempo atrás, quando os prédios, o asfalto e o corre corre dos dias atuais ainda não existia.
Com a caracterização de um grande e diferente número de personagens os atores recontam, usando os recursos do teatro de sombras, histórias que os idosos da cidade contam e muitos juram ter vivido ou serem testemunhas dos acontecidos.
Entre elas destacam-se a existência na cidade de um lobisomem que, diferente de outros da ficção, era conhecido por nome e por profissão e que, desconfia-se, brigava e defendia a população de outras assombrações, como outros lobisomens, por exemplo.
O Causo do “Mistério da Matriz” onde toda a população da cidade, em frente á igreja matriz trancada, via uma mistura de anjo, fantasma, aparição, andando pela construção sagrada e até batendo o sino.
A estes causo junte-se “ A Praga do padre”, “O susto das Caveiras”, entre outras para deixar o público num misto de encanto e assombro.
FICHA TÉCNICA
Ficha Técnica:
Texto: Cia Xekmat
Gênero: Teatro narrativo
Duração: 50 minutos
Direção: Conjunta da cia Xekmat
Elenco: Amauri de Oliveira, André Lima, Roberto Isler e Thiago Oliveira
Cenário: Thiago Oliveira, Amauri de Oliveira e Nivaldo Paz Bueno
Figurino: Julia Isler
Preparação Técnica De Bonecos de sombras (Silhuetas): Valter Valverde
Iluminação: Cia Xekmat
Trilha Sonora: Giovane Bonfim
Técnico de som: Renata de Paula
Técnico de Iluminação: Leonardo dos Santos
Produção: Cia Xekmat
Realização: Cia Xekmat

Release
Os causos são formas tradicionais caipiras de se narrar histórias, na maioria das vezes carregadas de exageros e de informações de difícil comprovação. Normalmente os causos contam histórias que, por sua originalidade, diferença, fator estranho, acontecidas aos narradores, são contadas e recontadas através dos tempos, como um registro, não oficial da história de um local, de um personagem ou de um povo.
O termo “Alumiar” que significa dar luz a, iluminar ou ficar iluminado; tornar(-se) claro, trazer a luz, tem no projeto dois sentidos. Tanto o de esclarecer, fato que o causo tenta realizar, quanto ao de trazer á vista o valor e a diversidade dos contos tradicionais, aqui nomeados causos.
O espetáculo tem como objetivo principal a divulgação das histórias, seus personagens e aventuras e a valorização de quem as viveu e as reconta até hoje, sejam participantes ou pessoas que “ouviram dizer”.
O projeto persegue a colocação de uma cultura de grande importância para a formação do povo barbarense, novamente em destaque, podendo o espetáculo ser assistido e apreciado por crianças, jovens, adultos e, de forma especial pela terceira idade.